02 maio, 2023 Noticias

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO DESPORTO


O Workshop "Inovação e Tecnologia no Desporto: Oportunidades de Modernização Administrativa e Transição Digital" decorreu na passada quinta-feira, 20 de abril, no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Com início pelas 10h30, a sessão foi marcada por uma partilha muito rica de conhecimentos e testemunhos acerca da transição digital no desporto - tanto do ponto de vista administrativo quanto da visão prática, aplicada ao treino e rendimento.

Moderado por João Pedro Mendonça, jornalista da RTP, o evento contou com a presença do Diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Nuno Pimenta, e do Diretor Executivo da Fundação do Desporto, Paulo Marcolino, a quem coube dar as boas-vindas aos oradores e aos participantes.

Após a abertura da sessão, foi apresentado um vídeo que sumariza o projeto SAMA no. 044029 – FdD + Juntos pela Eficiência, introduzindo a todo o público presente as soluções que o projeto e-Desporto pretende trazer para o universo desportivo.

O Coordenador da Área da Transição Digital do PRR, Ricardo Banha, inaugurou a primeira parte da sessão com um proveitoso contributo acerca das oportunidades de financiamento no que respeita à modernização e transição digital das entidades desportivas. Seguiu-se o Diretor da Link Consulting, Ricardo Silva, que apresentou a solução em desenvolvimento no âmbito do e-Desporto, revelando ainda alguns dos serviços disponíveis para alavancar as empresas no sentido da desmaterialização de processos e modernização administrativa. A primeira parte chegou ao fim com a interessante participação de João José, da Universidade de Lisboa e da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), que apresentou o Portal FPAS, uma plataforma tecnológica que é já um exemplo a nível mundial.

A segunda parte da sessão foi fortemente marcada pela apresentação das melhores práticas ao nível da aplicação das tecnologias para melhorar o treino e o rendimento desportivo. Nesse sentido, Francisco Tavares e Pedro Cardoso, da Unidade de Performance do Sporting Clube de Portugal, partilharam úteis e interessantes contributos no que diz respeito ao uso do GPS para monitorizar cargas de treino e avaliar o perfil de aceleração. Seguiu-se Paulo Ferreira, do Departamento de Observação e Análise do Sporting Clube de Portugal, que mostrou como a análise e reporte de dados permite otimizar o treino de cada jogador e parametrizar esses dados. Por fim, contou-se ainda com a participação do Chief Advisor do Sporting Clube de Braga, André Viana, que apresentou o recente projeto SCB Innovation Hub, que pretende ser uma plataforma de entrada e de desenvolvimento de ideias, produtos e serviços para a área do desporto.

O encerramento da sessão foi marcado pelas palavras de Ana Leal, da Federação Portuguesa de Triatlo de Portugal, em representação do Presidente da mesma, Sérgio Dias. Puderam ouvir-se ainda palavras do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão, e contou-se ainda com a importante presença e visão do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que caracterizou o Workshop como “um momento de partilha muito útil e oportuno”.

Com a participação de mais de 130 inscritos presencialmente e 150 via Zoom, a sessão foi ainda marcada por aqueles que acompanharam todos os contributos através do Youtube. Assim, fez-se um balanço muito positivo do evento, que permitiu aglomerar perspetivas muito diferentes no universo desportivo, com vista à transição digital do setor.

Este Workshop consolidou-se como o segundo deste âmbito, inserido no Projeto no. 0440290 FdD + Juntos pela Eficiência, da Fundação do Desporto em consórcio com a Federação Portuguesa de Natação, a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Vela, a Federação de Triatlo de Portugal e a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas.


Outras notícias

FPAS na Nauticampo 2018

01 Apr, 2018

Saber mais

Campeonato Nacional Individual Pesca Sub

02 May, 2018

Campeonato Nacional Individual de Pesca Submarina 2018_Sines/ Milfontes Inscrições abertas para Filiados FPAS que, entre outras...

Saber mais

Troféu Caça Fotográfica Almirante And

03 May, 2018

Saber mais