FPAS Mergulho Científico

A principal tarefa da área do Mergulho Científico é colocar em foco as questões relacionadas com o mundo subaquático de água doce e marinha.
 
Respeito pelo Meio Ambiente e Património Cultural
O Mergulho Recreativo e Mergulho em Apneia (Snorkelling) devem ser praticados de tal forma que não exista impacto nos locais onde é praticado. Os recursos ambientais e culturais, como por exemplo animais, plantas, formações geológicas e patrimónios culturais subaquáticos, devem ser preservados. Interesses comerciais ou pessoais não justificam afetar negativamente o meio ambiente ou os locais de património cultural subaquático.
 
Ensino de Qualidade
O treino deve assegurar que os mergulhadores adquiram um nível suficiente de conhecimento teórico e experiência prática para esse propósito. Deve também garantir que o meio ambiente natural e os locais de património cultural subaquático não sejam afetados pelo mergulhador. Para este propósito, os instrutores devem estar totalmente cientes da ética do mergulho sustentável e ser um modelo.
 
Respeitar as Regras
Para garantir que o meio ambiente e os patrimónios culturais subaquáticos não sejam perturbados durante o mergulho recreativo e o mergulho em apneia (snorkelling), os mergulhadores devem informar-se sobre as Áreas Protegidas Marinhas locais, regras e regulamentos ambientais e respeitar todas as legislações, regulamentos e costumes ambientais locais, regionais, nacionais e internacionais.
 
Incentivo ao Turismo Sustentável
Os mergulhadores devem assegurar que não têm um efeito negativo no ambiente, por exemplo, causando ruído, perturbando o comportamento dos animais, danificando estruturas de recifes ou locais de património cultural subaquático (naufrágios, achados) ou poluição, como protetor solar ou detritos plásticos. Os mergulhadores devem incentivar o turismo sustentável que proporcione benefícios económicos às comunidades locais, respeitem os valores culturais e minimizem a degradação ambiental para o benefício a longo prazo das gerações presentes e futuras.

Compromisso com a Proteção Ativa
Os mergulhadores são incentivados a criar ou participar em projetos de monitorização subaquática, a fim de detectarem e indicarem mudanças em habitats naturais ou em locais com património cultural subaquático. Os mergulhadores devem participar em atividades de limpeza para coletar materiais poluentes, como plásticos ou redes de pesca abandonadas. Os mergulhadores devem se abster de coletar ou vender materiais marinhos protegidos, como corais, conchas ou objetos de patrimônio cultural, como ânforas ou moedas. Os mergulhadores devem praticar uma política de não-contato. Não devem alimentar e perturbar animais selvagens e evitar tocá-los.
 
Estar Preparado para Não Mergulhar
Em caso de risco de dano duradouro à natureza ou a patrimónios culturais subaquáticos, os mergulhadores devem - sem serem solicitados e por iniciativa própria - abster-se de praticar mergulho.
 
Responsabilidade pelos Outros
Os mergulhadores devem encorajar seus companheiros, assim como os centros de mergulho e operadores de turismo a comportarem-se de maneira responsável e sustentável. Devem usar sua influência para evitar violações de regras de mergulho sustentáveis ​​e destruições do ambiente natural ou locais de património cultural subaquático por outros.