FPAS Hóquei Subaquático

O Hóquei subaquático foi inventado em 1954 em Inglaterra por Alain Blake com o intuito de entreter os mergulhadores na altura do inverno. Inicialmente chamado ” Octopush”, o Hóquei subaquático ao longo dos anos foi sofrendo modificações a nível de equipamento, número de jogadores e outros factores decisivos para torna-lo na modalidade internacional que é hoje em dia.

Atualmente é praticado em quase todos os paises da Europa com destaque para o Reino Unido, França, Holanda que são as maiores potências Europeias. A nível Mundial temos paises como África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Estados Unidos da América e Canada.

Em Portugal a modalidade existe oficialmente desde 2007, tendo ocorrido experiências prévias a esta data mas só em 2007 foi criado o primeiro clube oficial de Hóquei Subaquático. No periodo inicial de 2008, data do primeiro Campeonato Nacional de Hóquei Subaquático, até 2012 o crescimento de numero de equipas foi muito significativo. Em 2012 com o novo Programa Nacional de Formação de Treinadores a modalidade sofreu uma restruturação associativa.

Hoje em dia encontram-se os seguintes clubes a praticar em Portugal: Clube Zupper (Valongo), Sharks de Coimbra (Coimbra), NSCR - Núcleo Subaquático de Coimbra (Coimbra), AquaCarca (Carcavelos), Clube de Natação da Amadora (Amadora), Essência do Eixo (Amadora) e Instituto Superior Técnico (Lisboa).


Regras Simplificadas

O Hóquei Subaquático joga-se numa piscina  que tenha as dimensões entre 21-25 metros de comprimento e 12-15 metros de largura, devem ter uma profundidade minima de 1.80 m (minimo para competições oficiais, para treinos qualquer piscina pode ser utilizada) e máxima de 3.65m desde que a inclinação máxima não exceda os 10%, sendo a profundidade ideal de 2.20m de profundidade constante.

As equipas são constituidas por 6 atletas e mais 4 suplentes (10 jogadores) sendo as substituições ilimitadas. Nas extremidades da piscina estão colocadas no fundo, uma baliza com 3m de comprimento e 18 cm de largura onde devemos introduzir o disco (1.3kg de chumbo revestido de borracha). O golo é atribuido quando o disco entra completamente na calha da baliza.


Material


material


(1) Máscara de Mergulho:
Usamos a máscara dado que o jogo disputa-se sempre no fundo da piscina e assim temos não só uma melhor visão debaixo de agua sem esforçar a vista mas também mais uma protecção a nível da face.

(2) Toucas: São usadas toucas com proteção das orelhas e para distinguir as equipas. 

(3) Tubo:
 O uso do tubo é fundamental no jogo porque assim não precisamos de tirar a cara debaixo de agua para respirar, desta forma nunca perdemos o contacto visual com o disco e jogadores.

(4) Luva: É um equipamento de protecção da mão que agarra o stick dado que cada jogador so usa uma luva.

(5) Barbatanas: Existem vários modelos de barbatanas que podem ser utilizadas no Hóquei Subaquático. Temos de ter sempre atenção o factor de segurança para nós e para os outros jogadores, as barbatanas não podem apresentar superficies cortantes, e deverão ser sempre revestidas a borracha de forma a evitar qualquer corte caso exista contacto com o nosso corpo ou de outros jogadores.

(6) Stique: É a única forma legal que temos para poder tocar no disco. Cada pessoa deverá numa fase mais avançada ter os seus próprios stiques dado que é um equipamento pessoal adaptado às caracteriticas infviduais de cada jogadores (dimensões corporais, posição em que joga na equipa, etc). Existem variadissimas formas e desenhos de stiques para todos os gostos, mas todos têm de respeitar alguns aspectos das regras, como por exemplo as dimensões. Os stiques para dextros e esquerdinos são iguais mas simétricos. Servem também para distinguir as equipas atraves das cores (equipa preta e equipa branca).

(7) Disco: É a peça fundamental do jogo. O disco pode ter várias cores mas sempre com as mesmas dimensões. De altura tem 3cm podendo variar entre 2mm, de diamêtro tem 8cm e o seu peso pode variar entre 1.3kg e 1.5kg. O exterior do disco é revestido por uma borracha para que assim não estrague a piscina nem os stiques. O disco permanece sempre no fundo da piscina.