06 junho, 2016

Jody Lot Tricampeão Nacional de Pesca Submarina, em Sagres, Estoril Praia vence por Clubes e Vasco Silva o Campeão Sub-23 2016

alt

O Campeonato Nacional de Pesca Submarina 2016 realizou-se nos dias 4 e 5 de Junho de 2016, em Sagres e o atleta algarvio Jody Lot sagrou-se Tricampeão Nacional de Pesca Submarina, o Grupo Desportivo Estoril Praia vence por Clubes e Vasco Silva o Campeão Sub-23.

Nesta edição do Campeonato Nacional de Pesca Submarina participaram 21 atletas masculinos e 1 atleta feminina, distribuídos por 5 clubes. Cada jornada teve a duração de 5 horas, a prova foi disputada com o apoio de embarcação e em boas condições atmosféricas e de mar para a prática desta modalidade desportiva praticada exclusivamente em apneia.

No Sábado, a prova foi disputada mais a Norte de Sagres, entre a Ponta da Grota e a Pedra do Gigante, com os atletas a apresentarem uma boa variedade de capturas destacando-se o atleta da casa, Mathhias Sandeck que venceu a primeira jornada levando à pesagem um enfião com 12 espécies diferentes e totalizando 100% de pontuação percentual, algo que nunca foi verificado numa competição recente de Pesca Submarina e que justificou a diferença para o seu rival Jody Lot, atleta também da casa que, embora com maior número de capturas na jornada, posicionou-se em segundo lugar com 96,87%, seguido de André Domingues, com 72, 53%, todos do Estoril Praia.

No Domingo, a zona de prova dividia-se entre a Pedra o Gigante e a Ponta da Baleeira, com os três primeiros atletas do Estoril Praia a destacarem-se dos restantes, o André Domingues venceu a segunda jornada com 100% de pontuação percentual, Jody Lot manteve o segundo lugar com 93,56% e Matthias Sandeck o terceiro lugar, com 76,89%.

No final o pódio individual deste Campeonato Nacional ficou ordenado com Jody Lot no primeiro lugar, a renovar o Título Nacional pela terceira vez consecutiva, totalizando 190,43% de pontuação percentual, em segundo lugar Matthias Sandeck, com 176,89% e em terceiro lugar André Domingues, com 172,53%.

O pódio por clubes ficou composto, em primeiro lugar o Grupo Desportivo Estoril Praia, com um total de 539,85% de pontuação percentual, em segundo o Grupo Desportivo e Cultural Administração do Porto de Sines, com 331,39% e em terceiro lugar o Clube Vela de Lagos, com 151,43%.

E o troféu de maior exemplar foi entregue ao João Peixeiro, do Grupo Desportivo e Cultural Administração do Porto de Sines, pela captura de um Robalo, com 4,560 kg.

No final das pesagens foi feito o habitual sorteio de alguns exemplares pelo público assistente e as capturas foram oferecidas à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.

A FPAS felicita todos os participantes e agradece o apoio prestado pela Camara Municipal de Vila do Bispo, Junta de Freguesia de Sagres, Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, Clube Recreativo Infante de Sagres, Capitania do Porto de Lagos, Docapesca, Revista O Praticante, Jornal Notícias do Mar, The Box, Suzuky Marine e a todos quantos colaboraram direta e indiretamente na organização deste evento desportivo.

Esta prova teve por objectivo encontrar o Campeão Nacional por equipas, absoluto e Sub-23, divulgar e sensibilizar os praticantes e público em geral para esta modalidade selectiva, praticada totalmente em apneia e consequentemente contribuir, por um lado, para o desenvolvimento da Pesca Submarina de competição em Portugal e, por outro, para a promoção turística e económica de Sagres, localidade onde o evento teve lugar.

Seguem-se as classificações do Campeonato Nacional 2016: vf_fpas_campeonato nacional pesca submarina 2016 sagres final individual fpas_nacional 2016 sagres final clubes vf_fpas_nacional 2016 sagres jornada_2 fpas_nacional 2016 sagres jornada_1 alt