15 maio, 2016

HUMBERTO SILVA VENCE O CAMPEONATO REGIONAL INDIVIDUAL DE PROMOÇÃO DE PESCA SUBMARINA DO CONTINENTE 2016, O CNOCA O VENCEDOR POR EQUIPAS E VASCO SILVA O CAMPEÃO SUB-23

alt

HUMBERTO SILVA VENCE O CAMPEONATO REGIONAL INDIVIDUAL DE PROMOÇÃO DE PESCA SUBMARINA DO CONTINENTE 2016, O CNOCA O VENCEDOR POR EQUIPAS E VASCO SILVA O CAMPEÃO SUB-23

ANDRÉ DOMINGUES FOI PRIMEIRO NO I TROFÉU ANTÓNIO BESSONE BASTO E PAULO ALVES O PRIMEIRO DE VETERANOS-MASTERS

Cascais foi palco de várias competições de Pesca Submarina, concentrando num só fim-de-semana, o Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina do Continente 2016, no dia 30 de Abril e 1 de Maio, o I Troféu António Bessone Basto e Troféu de Veteranos – Masters, no Domingo, 1 de Maio.

Humberto Silva foi o vencedor do Regional do Continente, Vasco Silva o Campeão Sub-23 e o Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) venceu por equipas. André Domingues foi primeiro no I Troféu António Bessone Basto e Paulo Alves o primeiro no Troféu de Veteranos-Masters, desta modalidade desportiva praticada exclusivamente em apneia.

alt

Depois da realização dos Campeonatos Regionais dos Açores e da Madeira e de vários adiamentos consecutivos por impossibilidade das condições meteorológicas e de mar para a prática da modalidade, seguiu-se o Regional do Continente para apuramento dos atletas para o Campeonato Nacional a realizar nos próximos dias 4 e 5 de Junho em Sagres.

O I Troféu de Pesca Submarina António Bessone Basto foi composto por duas provas e com classificações independentes: “Troféu de Veteranos-Masters” e “Troféu-Open” que contará para a edição de 2016 da Taça de Portugal de Pesca Submarina da FPAS.

No Troféu de Veteranos-Masters puderam participar todos os pescadores submarinos nascidos até 1970 e no Troféu-Open todos os pescadores submarinos maiores de dezoito anos.

A concentração e reunião de briefing foi às 9h00 na “Lage da Ramela”, os atletas saíram à barbatana para a primeira jornada do Regional do Continente, a água apresentava visibilidade entre os 2 e os 4 metros e a temperatura da água a rondar os 15º.

No Domingo, a saída estava prevista no “Raio Verde” mas teve de ser alterada para o “Forte dos Oitavos” que apresentava melhores condições de acesso à água, nesta segunda jornada que juntava 32 atletas, no conjunto das duas provas, Regional e Troféu, destaque para a presença da Catarina Santos, a única atleta feminina em prova.

O Regional do Continente realizou-se em duas jornadas e o Troféu numa jornada, ambas as provas foram realizadas à barbatana, com a duração de 5 horas cada jornada. O regulamento das competições de Pesca Submarina FPAS privilegia a diversidade de espécies em detrimento da quantidade das capturas, estabelece pesos mínimos, penalizações, bonificações e considera apenas as espécies predominantes e com maior valor desportivo.

Depois de uma prova muito bem disputada, de um convívio saudável entre praticantes de diversas idades e diferentes níveis de experiência na modalidade, o resultado foi um variado conjunto de capturas com predominância de tainhas, sagos, bodiões, abróteas e alguns robalos, entre outras espécies.

Humberto Silva, do Estoril Praia, foi o vencedor do Campeonato Regional do Continente com 27 capturas e 177,27% de pontuação percentual, João Guerreiro, do CNOCA, foi segundo com 29 capturas e 170,32% e Paulo Silva, do Clube Vela de Lagos, o terceiro com 17 capturas e 128,72%, Vasco Silva foi o vencedor Sub-23 com 12 capturas e 68,59% e Miguel Gouveia, do Estoril Praia, o segundo Sub-23 com 3 capturas e 11,82% de pontuação percentual. A classificação por equipas ou clubes ficou ordenada em primeiro lugar pelo CNOCA com 260% de pontuação percentual, em segundo lugar o Estoril Praia com 220% e em terceiro lugar o Clube Vela de Lagos com 219%.

Paulo Alves foi o primeiro no I Troféu de Veteranos-Masters com 9 capturas e 100% de pontuação percentual, Paulo Silva o segundo com 7 capturas e 81,63% e João Olaio o terceiro com 5 capturas e 54,85%. O pódio do I Troféu António Bessone Basto-Open, que também pontua para a Taça de Portugal FPAS, ficou ordenado da seguinte forma: em primeiro lugar André Domingues com 100% de pontuação percentual, em segundo Humberto Silva com 75,56% e em terceiro João Peixeiro com 61,39%.

As pesagens e a cerimónia de entrega de Prémios foram realizadas no Mercado da Vila, em Cascais, e contaram com a presença dos representantes das várias entidades que colaboraram na organização deste conjunto de competições de Pesca Submarina, nomeadamente: António Bessone Basto, Nuno Piteira Lopes – Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais, Alexandre Faria – Presidente do Estoril Praia, João Rocha – Diretor do Estoril Praia, Gonçalo de Sá – Coordenador Técnico da Equipa de Pesca Submarina do Estoril Praia, Antero Santos – Diretor do Notícias do Mar, Miguel Caetano – Gerente Marisco na Praça, Francisco Batista – da Altitude-Beuchat, Zeca Garcia, Ricardo José – Presidente da FPAS, Luis Verissimo, Francisco Oliveira e Lourenço Silveira – Vice-Presidentes da FPAS.

Habitualmente as capturas resultantes das provas de Pesca Submarina são doadas a instituições locais de solidariedade social e os maiores exemplares sorteados pelo publico assistente. Nos dois dias, em Cascais, as capturas foram entregues à Fundação “O Século”.

Esta competição foi organizada pela FPAS - Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas em conjunto com o Estoril Praia e, no final, houve ainda lugar à homenagem, conduzida por Gonçalo de Sá, a um grande atleta desta modalidade desportiva - António Bessone Basto – que também brindou os presentes com a oferta de um cachecol com a sua assinatura e “O nº 1 do eclectismo”.

Esta prova teve por objectivo encontrar o Campeão Regional do Continente absoluto e Sub-23, divulgar e sensibilizar os praticantes e público em geral para esta modalidade selectiva, praticada totalmente em apneia e consequentemente contribuir, por um lado, para o desenvolvimento da Pesca Submarina de competição em Portugal e, por outro, para a promoção turística e económica do local onde estes eventos têm lugar.

regional continente 2016_individual_v1

regional continente 2016_clubes

i trofu antnio bessone 2016_masters

i trofu antnio bessone 2016_open