11 abril, 2016

PAULO SILVA VENCE TROFÉU JOÃO BORGES E O CAMPEONATO REGIONAL INDIVIDUAL DE PROMOÇÃO DE PESCA SUBMARINA DA MADEIRA 2016 E O CENTRO DE TREINO DE MAR VENCE POR EQUIPAS

alt

O Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina da Madeira 2016 teve lugar, no dia 9 de Abril no Paúl do Mar e no dia 10 de Abril no Seixal, em simultâneo com o Troféu João Borges. Paulo Silva foi o vencedor do Regional e do Troféu que visou homenagear um amante local da modalidade, o Centro de Treino de Mar venceu o Regional por equipas.

A primeira jornada foi disputada no Paúl do Mar, com boas condições atmosféricas e de mar para a prática da modalidade, com boa visibilidade e a temperatura da água a rondar os 17º e os 18º.

Na segunda jornada, a norte da ilha, no Seixal, a visibilidade foi mais reduzida, entre os 4 e os 5 metros de profundidade, a temperatura da água manteve-se, o tempo estava mais encoberto e chuvoso, o mar apresentava alguma vaga, provocando alguns enjoos e o regresso antecipado de alguns participantes.

No total participaram doze atletas e as provas foram realizadas à barbatana, com a duração de 5 horas cada jornada. O regulamento das competições de Pesca Submarina FPAS privilegia a diversidade de espécies em detrimento da quantidade das capturas, estabelece pesos mínimos, penalizações, bonificações e considera apenas as espécies predominantes e com maior valor desportivo.

Paulo Silva venceu as duas jornadas do Campeonato Regional da Madeira com 200% de pontuação percentual, Élvio Santana foi segundo com 183,01% e Márcio Cardoso o terceiro com 124,08%. A classificação por equipas ou clubes ficou ordenada em primeiro lugar pelo Centro de Treino de Mar com 341,67% de pontuação percentual, em segundo lugar o CNOCA com 257,83% e em terceiro lugar o Clube Vela de Lagos com 200%.

O Troféu João Borges que pontua para a Taça de Portugal de Pesca Submarina FPAS foi realizado apenas no Domingo, em conjunto com a segunda jornada do Campeonato Regional da Madeira e o pódio teve a seguinte composição: em primeiro lugar Paulo Silva com 100% de pontuação percentual, em segundo Élvio Santana com 88,86% e em terceiro, por uma pequena diferença, Diamantino Dias com 88,08%.

A cerimónia de entrega de Prémios teve lugar no Clube Naval do Seixal e contou com a presença dos representantes das várias entidades que colaboraram na organização, nomeadamente, Rui de Sousa - Diretor de Prova, Hugo da Guia em representação do CNOCA, João Castro – Presidente do Clube Naval do Seixal e Luis Veríssimo - Vice-Presidente da FPAS, entre outros.

Habitualmente as capturas resultantes das provas de Pesca Submarina são doadas a instituições locais de solidariedade social e os maiores exemplares sorteados pelo publico assistente. Na Madeira foram entregues cerca de 60 kg de pescado divididos pela Santa Casa da Misericórdia da Calheta e pelo Centro Social e Paroquial do Bom Jesus de Ponta Delgada.

Esta competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) em conjunto com o Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) e apura atletas para o Campeonato Nacional, contando com diversos apoios de instituições locais e marcas.

O Campeonato Regional da Madeira teve por objectivo encontrar o campeão regional da Madeira absoluto, divulgar e sensibilizar os praticantes e público em geral para esta modalidade selectiva, praticada totalmente em apneia e consequentemente contribuir para o desenvolvimento da Pesca Submarina de competição em Portugal.

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt