11 abril, 2016

RODRIGO SALVADOR VENCE II TROFÉU DA ILHA DO PICO E O CAMPEONATO REGIONAL INDIVIDUAL DE PROMOÇÃO DE PESCA SUBMARINA DOS AÇORES 2016 E O CLUBE NAVAL DE SÃO ROQUE DO PICO FOI O VENCEDOR POR EQUIPAS

alt

O Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2016 realizou-se, no dia 2 de Abril na zona das Ribeiras e no dia 3 de Abril na Calheta, em simultâneo com o II Troféu de Pesca Submarina da Ilha do Pico. Rodrigo Salvador foi o vencedor do Regional e do Troféu, o Clube Naval de São Roque do Pico venceu o Regional por equipas.

Esta competição tinha prevista duas zonas de prova a norte da ilha, mas dadas as condições agrestes de mar que se fizeram sentir, a logística da prova teve de ser mudada para sul da ilha.

A primeira jornada foi disputada na zona das Ribeiras, com muito boa visibilidade para a prática da modalidade, cerca de 16 metros e a temperatura da água a rondar os 15º.

Na segunda jornada, também a sul da ilha, na zona da Calheta, a visibilidade e a temperatura da água mantiveram-se.

O Regional e o Troféu realizaram-se ambos em duas jornadas, Sábado e Domingo, no total participaram dez atletas e as provas foram realizadas à barbatana, com a duração de 5 horas cada jornada. O regulamento das competições de Pesca Submarina FPAS privilegia a diversidade de espécies em detrimento da quantidade das capturas, estabelece pesos mínimos, penalizações, bonificações e considera apenas as espécies predominantes e com maior valor desportivo.

Rodrigo Salvador venceu as duas jornadas do Campeonato Regional dos Açores com 49 capturas e 200% de pontuação percentual, Paulo Silva foi segundo com 30 capturas e 107,88% e Dino Câmara o terceiro com 20 capturas e 72,29%. A classificação por equipas ou clubes ficou ordenada em primeiro lugar pelo Clube Naval de São Roque do Pico com 298,35% de pontuação percentual, em segundo lugar o Clube Vela de Lagos com 107,88% e em terceiro lugar o Grupo Desportivo e Cultural Administração do porto de Sines com 35,56%.

O pódio do II Troféu de Pesca Submarina da Ilha do Pico, que pontua para a Taça de Portugal FPAS, teve a seguinte composição: em primeiro lugar Rodrigo Salvador com 198,4% de pontuação percentual, em segundo Pedro Domingues com 189,74% e em terceiro Paulo Silva com 106,92%.

A cerimónia de entrega de Prémios teve lugar nas instalações do Clube Naval de São Roque do Pico e contou com a presença dos representantes das várias entidades que colaboraram na organização, nomeadamente, Heloísa Nogueira - Diretora de Prova, Salomé Gomes – Presidente do Clube Naval de São Roque do Pico, Tenente Vicente - Delegação Marítima de São Roque do Pico, Gui Goulart – Vereador da Câmara Municipal de São Roque do Pico e Lourenço Silveira – Vice-Presidente da FPAS.

Habitualmente as capturas resultantes das provas de Pesca Submarina são doadas a instituições locais de solidariedade social e os maiores exemplares sorteados pelo publico assistente. No Pico foram entregues cerca de 100 kg de pescado à Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico.

Esta competição foi organizada pela FPAS - Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas em conjunto com o Clube Naval de São Roque do Pico e apura atletas para o Campeonato Nacional, contando com diversos apoios de instituições locais e marcas.

Esta prova teve por objectivo encontrar o campeão regional dos Açores absoluto e Sub-23, divulgar e sensibilizar os praticantes e público em geral para esta modalidade selectiva, praticada totalmente em apneia e consequentemente contribuir, por um lado, para o desenvolvimento da Pesca Submarina de competição em Portugal e, por outro, para a promoção turística e económica do local onde o evento teve lugar.

alt

alt alt alt alt alt alt alt alt alt