05 setembro, 2014

Selecção Nacional I Campeonato Europeu Fotografia Subaquática 2014 Açores

alt

SELECÇÃO NACIONAL PREPARADA PARA O I CAMPEONATO EUROPEU DE FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA NOS AÇORES

A Selecção Nacional tem investido afincadamente na preparação, para disputar com mais confiança o primeiro Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática CMAS a realizar de 3 a 08 de Setembro de 2014, na ilha Graciosa, nos Açores.

A competição propriamente dita terá lugar nos dias 5 e 6, mas a Cerimónia de Entrega de Prémios será realizada no final do dia 7 de Setembro, no centro cultural da ilha depois da avaliação das fotografias por parte dos cinco elementos do júri:

Lasse Gustavson (Suécia) - júri principal Armando Ribeiro (Portugal) Byungdoo Lee (Coreia do Sul) Franco Banfi (Itália) Orhan Aytur (Turquia)

Este primeiro Campeonato Europeu é disputado por 30 Atletas, dos quais 15 fotógrafos e 15 modelos, distribuídos por 9 países: Alemanha, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Itália, Turquia e Portugal, o país organizador.

Na competição vão ser utilizadas 9 embarcações para apoio a atletas e organização, estão previstas 9 horas de mergulho, das quais 3 de preparação e 6 de prova, cada mergulho tem a duração de 1 hora e 30 minutos, num total de 180 mergulhos previstos. Em cada um vai ser disponibilizada uma garrafa, de 12 litros de ar comprimido a 200 bar, por atleta, o que totaliza: 2.160 litros de ar comprimido utilizados no total dos mergulhos oficiais.

A Conféderation Mondiale des Activités Subaquatiques (CMAS) delegou na Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) a organização deste Campeonato Europeu que conta também, entre outras entidades locais, com a colaboração da AGRAPROME, importante parceiro na realização deste evento, que têm procurado proporcionar as condições técnicas e logísticas necessárias para uma competição deste tipo.

A comitiva nacional que participa neste Campeonato Europeu tem investido bem na preparação e no reconhecimento das zonas de prova, e a sua composição é a seguinte:

Atletas titulares:

Filomena Sá Pinto / Ana Gomes Rui Bernardo / Sónia Bernardo

Ajudas:

Miguel Pereira / Jacqueline Pereira Rui Palma Nuno Gonçalves Carla Siopa

Treinador:

Rui Guerra

A Prova é composta por 5 Temas: peixes, grande angular, grande angular com mergulhador, macro, macro com tema (filo cnidária), a classificação é atribuída por categorias e classificação geral pela soma das 5 categorias.

O local escolhido para este campeonato foi a ilha da Graciosa, pela sua beleza inigualável, pelas suas aguas cristalinas, assim como pela experiencia acumulada na realização de dois campeonatos nacionais, um campeonato regional e três open internacionais.

Este evento desportivo internacional tem por principal objectivo aliar a prática desportiva ao desenvolvimento da economia e do turismo nacional, tendo em conta o número de instituições envolvidas directa ou indirectamente na organização, de participantes de diferentes nacionalidades e do público assistente.

A FPAS aproveita para agradecer a colaboração da AGRAPROME, SATA e das instituições parceiras, nomeadamente, FOTOIRIS, COPITU, GRACIPESCAS, CANADINHAS e MEO.