09 agosto, 2014

I Meeting Internacional de Águas Abertas Srª. da Agonia

FPAS organiza I Meeting Internacional de Águas Abertas Senhora da Agonia - Natação com Barbatanas

alt

alt


A FPAS-Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, em colaboração com a ANMinho-Associação de Natação do Minho, realizou o I Meeting Internacional de Águas Abertas Senhora da Agonia, Natação com Barbatanas e Natação Pura. Este evento náutico de âmbito Internacional na vertente Águas Abertas teve lugar no dia 9 de Agosto de 2014, em Viana do Castelo.

A foz do rio Lima, com a cidade como pano de fundo, foi o cenário ideal para receber atletas, de ambos os sexos, nacionais e estrangeiros nos grupos etários de competição de águas abertas regular e master que pretenderam concluir os circuitos de 1.500 e de 3.000 metros.

Este evento desportivo foi o resultado de uma constante análise sobre a evolução e tendências da modalidade, que colocou a organização numa posição confortável para oferecer uma experiência inesquecível a todos os participantes.

Durante o decorrer da competição foram implementadas várias actividades que proporcionaram um verdadeiro clima de festa, atraindo e fidelizando a população junto à zona de meta e das quais destacamos:

Relato “in loco” – permitindo à assistência acompanhar o desenrolar de toda a prova; Sponsors & Partners Spot – um conjunto de espaços dedicados à promoção dos produtos e serviços dos parceiros; Pódio - a consagração dos Campeões, numa cerimónia cheia de cor e emoção.

Desta forma e para além do elevado número de pessoas que assistiram à prova, este meeting reuniu diversos atletas dos 13 aos 70 anos de idade. Todos os atletas, cumpriram com os objetivos previstos para esta prova e brindaram a assistência com um espectáculo de alta velocidade no plano de água.

Na prova feminina, venceram, nos 1.500 metros Natação com Barbatanas: Luana Raquel Alves (POR), com o tempo de 15:48.09; 1.500 metros natação pura Flávia Daniela Barros Gonçalves (POR), com o tempo de 21:20.07; 1.500 metros natação pura MASTER Sara Maria Alves Ramalho (POR), com o tempo de 25:59.74 e; 3.000 metros natação pura Vânia Soares Neves (POR), com o tempo de 31:34.78.

No que respeita, às provas masculinas, venceram, nos 1.500 metros Natação com Barbatanas Ricardo Alberto Pereira Amorim do Rego (POR), com o tempo de 15:44.39; 1.500 metros natação pura David Nunes de Sousa (POR), com o tempo de 19:54.12; 1.500m natação pura MASTER Ivan Maurício Marques Valente Couras (POR), com o tempo de 21:04.33 e; 3.000 metros natação pura Juan González Domaica (ESP), com o tempo de 40:10.25.

O balanço deste “I Meeting Internacional de Águas Abertas Senhora da Agonia” foi muito positivo para todos quantos participaram e também para a organização. Tratou-se de um evento desportivo de impacto Internacional, capaz de projectar Portugal na rota das grandes organizações desportivas da modalidade, que contribuiu para promover o turismo, a divulgação do património Histórico e Natural de Portugal; deu a conhecer a cidade de Viana do Castelo, as Festas da Srª da Agonia e dinamizou a prática das actividades náuticas.

A FPAS aproveita para agradecer a colaboração da ANMinho-Associação de Natação do Minho, dos atletas, equipa de arbitragem e das instituições parceiras que tornaram possível a realização deste evento desportivo.

A organização agradece, em particular, a hospitalidade e a parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Clube de Vela de Viana do Castelo, Clube de Canoagem de Viana do Castelo, do agrupamento de escuteiros de Viana do Castelo e dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo.

Agradecimento também para os sponsors: Câmara Municipal de Viana do Castelo, Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste, EDP Distribuição e RIBSwim, pelo apoio ao evento e responsabilidade demonstrada nas áreas do Desporto, Ambiente e Desenvolvimento Social.

As classificações oficiais foram as seguintes:

alt

alt

alt

alt

FPAS organiza I Meeting Internacional de Águas Abertas Srª. da Agonia - Natação com Barbatanas e Natação Pura

A FPAS-Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas vai realizar o I Meeting Internacional de Águas Abertas Senhora da Agonia, Natação com Barbatanas e Natação Pura, é um evento náutico de âmbito Internacional na vertente Águas Abertas, no dia 9 de Agosto de 2014, em Viana do Castelo e em colaboração com a ANMinho-Associação de Natação do Minho.

Cartaz

Esta competição é pioneira em Portugal porque junta pela primeira vez numa só prova as modalidades de natação e natação com barbatanas, proporcionando a todos os participantes uma experiência diferente e motivadora e a todos aqueles que assistirem um espetáculo mais rico e entusiasmante.

A FPAS pretende associar um evento desportivo às tradicionais festas da Srª. D’Agonia, rainha das romarias de Portugal, que se realiza habitualmente em meados do mês de Agosto e que concentra multidões (aproximadamente 1 Milhão de pessoas) à capital do Alto Minho.

Vai ser uma competição exigente, que irá opor alguns dos melhores atletas nacionais, estrangeiros e amadores “guerreiros”, todos determinados em desafiar os seus próprios limites.

Esta competição destina-se a todas as pessoas com condição física necessária à participação neste tipo de atividade, bem como a Atletas Federados na Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), na Federação Portuguesa de Natação (FPN) e em outras Federações Nacionais e Internacionais, de ambos os sexos.

É objectivo da FPAS realizar um evento de impacto Internacional, capaz de projetar Portugal na rota das grandes organizações desportivas da modalidade; promover o Turismo, contribuindo para a divulgação do património Histórico e Natural de Portugal; dar a conhecer a cidade de Viana do Castelo e as Festas da Srª da Agonia; dinamizar as atividades náuticas e divulgação do potencial da cidade, que apresenta todas as características necessárias para se alicerçar como “cluster” náutico; potenciar o desenvolvimento da Natação com Barbatanas, Natação de Águas Abertas e da Prática Desportiva.

No âmbito da organização de eventos desportivos, a FPAS e ANMinho contam com um historial vasto nestas as áreas de atuação e a experiência adquirida, permite encarar cada novo desafio com bons índices de confiança e de participação.