24 abril, 2014

JODY LOT VENCE AS DUAS PRIMEIRAS JORNADAS DO CAMPEONATO NACIONAL DE PESCA SUBMARINA 2014

JODY LOT VENCE AS DUAS PRIMEIRAS JORNADAS DO CAMPEONATO NACIONAL DE PESCA SUBMARINA 2014

As duas primeiras jornadas do Campeonato Nacional de Pesca Submarina foram disputadas nos dias 12 e 13 de Abril de 2014, em Sagres, e o atleta algarvio Jody Lot venceu nos dois dias.

FPAS-sagres

A FPAS contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, na mobilização dos meios necessários e suficientes para levar a cabo este evento desportivo em Sagres.

A competição iniciou-se, no Porto da Baleeira, com a reunião de delegados para apresentação das zonas de prova, destaque das principais alterações do regulamento, indicações de segurança, pontos de concentração e horários. A temperatura da água rondou os 16ºC, uma visibilidade entre os 5 e 7 metros, cada jornada teve a duração de cinco horas e foi disputada com o apoio de embarcação por 22 atletas, 9 individuais e os restantes repartidos por 6 clubes.

No Sábado foi utilizada a Zona de Prova mais a Norte, entre o Cabo de São Vicente e a Ponta da Grota, com excelentes condições meteorológicas e oceanográficas e no Domingo a Zona mais a Sul entre a Ponta da Baleeira e o Cabo de São Vicente com condições de mar um pouco mais duras provocadas pelo vento Sueste que se fez sentir.

Os atletas distribuíram-se bem pelas zonas de prova e a maioria optou por caçar mais junto à costa e às falésias. O resultado dos mergulhos em apneia traduziu-se na captura de tainhas e salemas, sargos, bodiões, abroteas, robalos, douradas, safios, moreias, rascassos, um lírio, um pargo sêmea e o maior exemplar foi um robalo com mais de 4 kg capturado pelo Paulo Silva na segunda jornada.

As pesagens tiveram lugar no centro da Vila de Sagres, foram apresentadas as classificações individuais e por clubes, no final, a habitual a oferta de capturas à instituição de solidariedade social foi feita à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo-Sagres.

No final destas duas primeiras jornadas, o atleta Jody Lot lidera a Classificação Individual, seguido de André Domingues que defende o título, e Pedro Domingues também na disputa pelo pódio.

O Campeão Nacional 2014 só vai ser conhecido após as duas últimas jornadas, previstas para 10 e 11 de Maio, na Póvoa de Varzim. A expectativa é grande porque Jody Lot é o actual Campeão do Mundo, mas ainda não venceu um Campeonato Nacional.