01 junho, 2013

Seleções Nacionais - Constrangimentos às participações 2013

BANDEIRA-PORTUGAL

FPAS

O País e as Federações Desportivas, em particular, enfrentam graves constrangimentos financeiros que colocam em risco o bom funcionamento das próprias instituições, provocando dificuldades no cumprimento dos seus compromissos.

No sentido de se encontrarem as melhores soluções, têm vindo a ser encetados todos os esforços possíveis entre a Tutela e a FPAS, de modo a não serem defraudados os interesses das comunidades desportivas que representamos e todo o processo que leva ao estímulo da prática em cada uma das modalidades.

Contudo, não tem sido possível até ao momento reunir as condições necessárias e suficientes para a resolução dos problemas que se levantam, e que, particularmente, põem em causa as várias participações das Seleções Nacionais.

XIV Campeonato do Mundo de Fotografia

Portugal participou com apenas uma das duas equipas possíveis nesta prova que teve lugar no passado mês de Abril, em Cayo Largo, Cuba, curiosamente, com a equipa segunda classificada do ranking nacional, presença que só foi possível pelo grande esforço destes atletas em congregar apoios para a sua participação neste campeonato.

A FPAS, apesar de todos os esforços desenvolvidos, não conseguiu reunir condições para proporcionar a presença da equipa primeira classificada do referido ranking, que contrariamente à outra equipa não conseguiu angariar essas condições por meios próprios.

Mesmo assim, e apenas com a participação de uma equipa que deu o seu melhor, Portugal obteve duas medalhas de bronze nas disciplinas de “peixes” e “macro”, bem como, o 5º lugar da geral, o que evidencia o grande valor dos atletas nacionais no panorama Mundial desta modalidade.

FPAS_Manuel_Silva__Campeonato_do_Mundo_Fotografia_Subaqutica_2013_Cuba_1

XXIX Euro-Africano de Pesca Submarina

A realizar-se entre os dias 28 e 30 Junho de 2013, em Helsínquia, Finlândia.

Portugal na pesca submarina detém os atuais títulos individuais de Campeão Euro-Africano e de Campeão Mundial da modalidade e o de Vice-Campeão por equipas em ambas as competições, impondo-se assim a defesa do título nesta prova.

Contudo acresce a responsabilidade de garantir esta participação pois a mesma apura as seleções para o Campeonato do Mundo em 2014, no Peru, onde Portugal pretende igualmente defender o título Mundial.

Tendo em conta as características da modalidade, torna-se sempre necessário um investimento na preparação e adaptação dos atletas à zona de competição procurando diminuir ao máximo os fatores de variabilidade que a própria disciplina detém por natureza, relacionados com as condições climatéricas e a circulação das espécies de peixe pelas zonas de prova.

Curiosamente e apesar de ser nesta disciplina onde temos os melhores resultados, é também onde sentimos o maior risco em não conseguir participar, considerando que o investimento necessário para esta comitiva é consideravelmente mais elevado do que no caso de outras participações, pelas razões acima indicadas.

mundial

XVIII Campeonato do Mundo de Hóquei Subaquático

Portugal prevê a sua participação com duas equipas (cerca de 26 elementos), uma por género, na categoria elite/sénior, de 23 de Agosto a 1 de Setembro, em Eger, na Hungria, situação que a Federação apenas conseguirá concretizar com a envolvência direta dos atletas, na comparticipação do orçamento necessário.

A FPAS também contribuiu para a viabilidade desta deslocação estabelecendo um protocolo para a redução do preço das inscrições na competição, por cedência de alguns equipamentos de elevada qualidade para a construção dos campos deste mundial, projetados e produzidos pela FPAS aquando da realização do XVII Mundial, no ano de 2011, em Coimbra.

selecao_fem_uwh selecao_masc_UWH

Seleção Feminina Elite Hóquei Subaquático

Seleção Masculina Elite Hóquei Subaquático

Face ao exposto este executivo, continua a desenvolver esforços e contactos no sentido de tornar possível estas participações, e ao mesmo tempo, procurando garantir as condições mínimas e necessárias com vista ao sucesso desportivo para elevar o nome de Portugal ao mais alto nível do pódio.

Assim apelamos à união e cooperação de todos os apaixonados(as) pelas atividades subaquáticas, sejam particulares ou instituições, na identificação de soluções que ajudem a viabilizar estas presenças (fpas@https://fpas.pt/).