A FPAS PRESTA HOMENAGEM A EX-DIRIGENTE E A TRÊS ATLETAS
A FPAS prestou quatro homenagens, uma ao seu anterior Presidente e a três Atletas que se destacaram pelo mérito e carreira na prática desportiva, no passado dia 18 de Setembro de 2011, no jantar de encerramento e entrega de prémios por ocasião do 28º Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina, num hotel em Peniche.
Os reconhecimentos foram feitos pelo actual Presidente da FPAS – Ricardo José, em nome da Direcção da Federação, através da entrega de uma Salva a assinalar simbolicamente cada uma das homenagens prestadas e tiveram lugar na presença de mais de duas centenas de convidados.
As homenagens foram dirigidas a:
João Carlos Oliveira Gomes Pedro, pelo contributo e dignificação em prol da FPAS e pela dedicação voluntária ao desenvolvimento das Actividades Subaquáticas. António de Almeida Bessone Basto, uma “Distinção Carreira Desportiva”, pelo percurso e carreira desportiva como atleta de competição e pela dignificação da modalidade de Pesca Submarina. António Cândido Pereira Reis da Silva, pelo percurso desportivo exemplar e títulos nacionais conquistados na modalidade de Pesca Submarina. Foi o único atleta português a vencer por oito vezes o Campeonato Nacional de Pesca Submarina durante a sua já longa carreira desportiva. Rui Miguel Gamito dos Reis Torres, pelo percurso desportivo exemplar e títulos internacionais conquistados na modalidade de Pesca Submarina. Foi o primeiro atleta português a obter o título individual de Campeão da Europa e de África, o único a vencer um Campeonato Ibérico e um Torneio Internacional de Masters da Elite da Pesca Submarina.O Presidente da FPAS – Ricardo José referiu a propósito que, “este momento é muito importante, pois é através de acções como estas que se consegue dar o retorno merecido e possível ao contributo e empenho de vidas dedicadas ao palco desportivo. No meu entender e tendo em conta o retorno e enquadramento que o desporto amador proporciona aos seus agentes, bem como a dedicação e esforço envolvido que se exige para estar no desporto, sejam eles: dirigentes, atletas ou outros, faz destes, pessoas especiais que merecem e devem ser destacadas como exemplo para as novas gerações”.
A FPAS decidiu prestar estas quatro homenagens reconhecendo percursos e contributos, por um lado, no âmbito da condução dos desígnios da Federação e por outro, a atletas com carreiras desportivas exemplares, servindo de incentivo e estímulo aos praticantes mais novos das actividades subaquáticas.