RUI TORRES CAMPEÃO NACIONAL DE PESCA SUBMARINA 2011
A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e o Clube Naval da Nazaré organizaram o Campeonato Nacional Individual de Elite de Pesca Submarina 2011, que teve lugar nos dias 30 e 31 de Julho, na Nazaré. O atleta Rui Torres, do Clube CostaNorte, conquista mais um título de Campeão Nacional individual, numa prova dura e onde demonstrou a sua boa forma e experiência na prática da modalidade.
O calendário de competições nacionais individuais de Pesca Submarina passa por várias fases, desde os Campeonatos Regionais, de Promoção e culmina com o de Elite. Foi neste encadeamento, que se realizou no último fim-de-semana de Julho, o Campeonato Nacional Individual de Pesca Submarina 2011, em que participaram 28 atletas, distribuídos por 25 embarcações e 8 clubes, num ambiente animado pela boa disposição entre atletas e timoneiros (alguns deles, fizeram questão de percorrer alguns milhares de Km para marcar presença neste importante evento desportivo) “apaixonados” por esta modalidade competitiva e desportiva de cariz selectivo e comunitário.
As duas jornadas ficaram assinaladas pela neblina matinal, por uma visibilidade da água que variava entre os 2 e os 6 metros, em que a temperatura da água rondava os 15ºC, com ventos predominantes de N/W. A ondulação no primeiro dia rondava os 1,5m e os 2m de altura, mas no segundo dia a reduzir para 1m a 1,5m de altura, os períodos foram relativamente baixos nos dois dias.
No Sábado, a concentração dos atletas teve inicio às 9h30 junto ao Clube Naval da Nazaré e as embarcações saíram da Marina para a zona de prova mais a Norte, desde o Salgado para Sul até à zona do “Autocarro” (a Sul da baía de São Martinho do Porto). Os atletas distribuíram-se ao longo da ampla zona de prova que permitiu muitas opções, mas as mais escolhidas centraram-se nas zonas de água mais aberta, designadamente no Salgado e no Facho.
A primeira jornada terminou pelas 16h00 e os atletas levaram à pesagem capturas de diferentes espécies, com destaque para as Salemas, Sargos, Bodiões e Tainhas, alguns Robalos, Pampos, Safios e uma Moreia. A média de capturas por atleta foi de 8 exemplares e o maior exemplar foi um Robalo com 3,565 kg capturado pelo atleta Rui Torres.
O vencedor do primeiro dia foi o Jody Lot, do Clube Portisub-Mares, com 25 capturas e 37.625 pontos, em segundo ficou o Rui Torres, do Clube CostaNorte, com 18 capturas e 29.555 pontos e em terceiro lugar o Pedro Domingues, Individual, com 15 capturas e 26.615 pontos.
Para Domingo, as condições de Mar e visibilidade apresentaram-se um pouco mais favoráveis e a prova iniciou-se pelas 10h30, na zona mais a Sul, deste o “Autocarro” até à Foz do Arelho. Neste segundo dia, houve uma maior dispersão dos atletas pela zona de prova. Na pesagem os atletas apresentaram também uma grande diversidade de espécies, Salemas, Sargos, Bodiões e Tainhas, alguns Pampos, Robalos, Abróteas, Safios, Moreias e, apesar das aguas frias, um Lírio. A média de capturas por atleta foi de 9 exemplares e o maior exemplar foi um Robalo com 4,555 kg capturado pelo atleta Miguel Ferreira.
O vencedor da segunda jornada foi o Rui Torres, do Clube CostaNorte, com 15 capturas e 23.975 pontos, em segundo ficou o Pedro Domingues, Individual, com 13 capturas e 22.535 pontos e em terceiro, o Jorge Torres, do Clube CostaNorte, com 15 capturas e 22.355 pontos.
Com os resultados da segunda jornada, que introduziram algumas mudanças na classificação da primeira, foi apurada a classificação final do Campeonato Nacional Individual de Elite de 2011, da qual destacamos os três lugares do pódio:
O atleta Rui Torres ficou em primeiro lugar – com 33 capturas, 178,55% de pontuação percentual e sagrando-se Campeão Nacional; O atleta Jody Lot ficou em segundo – com 39 capturas, 172,91% de pontuação percentual e sagrando-se Vice-Campeão Nacional; O atleta Pedro Domingues ocupou o terceiro lugar do pódio - com 28 capturas e 164,73% de pontuação percentual.Na classificação por clubes, o vencedor foi o Clube CostaNorte – com 427,65% de pontuação final, em segundo, o Clube Naval da Nazaré – com 318,67% e em terceiro, o Clube Marina Yacht Clube de Albufeira – com 254,28%. O troféu do maior exemplar foi entregue ao atleta Miguel Ferreira pela captura de um Robalo na segunda jornada.
Esta prova ficou também marcada por se ter virado uma embarcação no primeiro dia, tendo sido rapidamente socorrida por outra em prova e a organização actuado prontamente na realização da operação de recuperação e reboque da embarcação de volta para o porto de abrigo.
Por sua vez o atleta em causa demonstrou um enorme acto de coragem, assim como uma grande paixão por este desporto, não se intimidando a participar no segundo dia e acabando por fazer uma boa jornada. Verificou-se desta forma a adequação das embarcações semi-rígidas ao apoio à prática da modalidade e às características da nossa costa.
As pesagens decorreram nas instalações do Clube Naval da Nazaré e a entrega de prémios foi feita pelo Dr. Vitor Leal, Presidente da Assembleia Geral do Clube Naval da Nazaré, pelo Sr. Manuel Vieira, do Lar Emanuel e pelo Presidente da FPAS, Ricardo José. Para marcar o momento, foram oferecidas aos atletas e timoneiros t-shirts FPAS/TMN e Mega Náutica/Tornado Boats.
De realçar o excelente acolhimento do Clube Naval da Nazaré que para além da logística disponibilizada, ofereceu no final de cada jornada um lanche bastante completo e muito apreciado por todos os presentes. A organização doou as capturas ao Lar Emanuel, de Leiria, e aproveitou também para agradecer publicamente, os apoios do IPTM, da Mega Náutica/Tornado Boats e da Marietel/TMN.
Os resultados e prestações dos atletas nesta prova reforçaram a confiança já depositada nos atletas titulares: Rui Torres (Campeão Europeu em 2005), Jody Lot e Luís Prata, seleccionados, antecipadamente pela tabela do Ranking Nacional, para defender as cores nacionais no “Euro-Africano” de Peniche.
Realça-se ainda, que com o culminar do Campeonato Nacional de Elite 2011, a FPAS fica em condições de cumprir mais dois objectivos relacionados com a modalidade de Pesca Submarina, designadamente: a indicação do Atleta Reserva da Selecção Nacional para o “Euro-Africano” de Peniche; e a definição da Selecção Nacional para a Competição Internacional “Master Ibérico”, que integra também o vencedor do Campeonato Nacional de Promoção e os vencedores dos Campeonatos Regionais de Pesca Submarina deste ano, e que se realizará em Novembro próximo, na Póvoa de Varzim.No final das 2 jornadas foram apurados os seguintes resultados:
Classificação Indivídual:
Classificação por Clubes: