PAULO MOREIRA VENCE CAMPEONATO NACIONAL DE PROMOÇÃO DE PESCA SUBMARINA 2011
A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e o Clube CostaNorte organizaram o Campeonato Nacional Individual de Promoção de Pesca Submarina, realizado em duas jornadas, no fim-de-semana de 11 e 12 de Junho, na Póvoa de Varzim.
Esta importante prova do calendário da competição nacional de pesca submarina reuniu 29 atletas, alguns individuais e os restantes em representação de 9 clubes, que se agruparam em 16 embarcações com vista à minimização de encargos. As famosas pizzas também voltaram a marcar presença reforçando o bom acolhimento e espírito animado pelo qual as provas no Norte se têm pautado.
Em ambas as jornadas a visibilidade oscilou entre os 2 e os 6 metros e a temperatura da água a chegar aos 14ºC. Na primeira, o vento foi predominantemente N/W, aumentando de intensidade e adicionando maior dureza à prova, na segunda, as condições melhoraram significativamente, praticamente sem vento.
No Sábado a concentração começou às 9h30 na Marina da Póvoa de Varzim, muitas das embarcações já se encontravam na água desde a véspera e a zona de prova foi a mais a Sul, desde o Bezerro Norte até à Grifa, com os atletas a distribuírem-se bem por toda a zona e mais encostados a terra. Os atletas, no final do dia, apresentaram à pesagem uma boa variedade de capturas, com predominância de bodiões/margotas e tainhas, vários sargos, alguns robalos, pampos e safios.
Na primeira jornada o vencedor foi Paulo Moreira – com 47.215 pontos, em segundo ficou Humberto Silva – com 35.655 pontos e em terceiro Jorge Torres - com 34.685 pontos, todos do clube CostaNorte.
No Domingo a prova teve início às 10h15 e decorreu também durante 5 horas, mas da Forcada do Sul à Aguilhada em frente ao Mindelo, com a maior parte dos atletas a apostarem nas baixas por fora da Póvoa de Varzim. Na pesagem apareceram cerca do dobro das capturas do dia anterior e os atletas apresentaram enfiões com mais bodiões, tainhas e pampos, alguns sargos e robalos, safios e duas salemas. De realçar que o regulamento particular das competições nacionais refere que nas provas realizadas a Norte de Aveiro, os pesos mínimos pontuáveis e de pesagem dos Grupos I e II aumentam 200 gramas.
Na segunda jornada os dois primeiros lugares mantiveram-se com 51.665 pontos para o primeiro e 45.110 pontos para o segundo e o terceiro, também do clube CostaNorte, foi o Rodrigo Salvador - com 44.945 pontos, que duplicou o número de capturas do dia anterior e acabou por garantir o lugar no pódio.
A classificação final do Campeonato Nacional Individual de Promoção ficou ordenada com o Paulo Moreira em primeiro lugar - obtendo 200% de pontuação percentual, o Humberto Silva em segundo – com 162,83% e o Rodrigo Salvador em terceiro – com 144,20%, todos do clube CostaNorte.
Na classificação por clubes o vencedor foi o CostaNorte – com 507,03%, em segundo, o Clube Naval da Nazaré– com 284,07% e em terceiro, o Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines – com 267,72%. O troféu do maior exemplar foi entregue ao Humberto Silva pela captura de um robalo com 3,840 kg, na primeira jornada.
O Clube Naval da Póvoa de Varzim disponibilizou um espaço coberto para realização das pesagens e atribuição dos prémios entregues pelos elementos do clube CostaNorte e da FPAS presentes no local. Para além das taças e medalhas, todos os atletas e timoneiros receberam uma t-shirt FPAS/TMN.
A organização aproveitou para agradecer a participação e colaboração de todos os que contribuíram para a realização da prova, que apura os 20 atletas que vão disputar o Campeonato Nacional Individual de Elite, juntamente com os atletas classificados nos 10 primeiros lugares do Campeonato Nacional Individual de 2010.
De referir ainda que no primeiro dia as capturas para oferta, foram doadas à Santa casa da Misericórdia da Maia e, no segundo, à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.
Resultados Individuais
Resultados Clubes