LUÍS PRATA E PEDRO SILVA VENCEM CAMPEONATO NACIONAL DE DUPLAS DE PESCA SUBMARINA 2011
A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e o Marina Yacht Clube de Albufeira (MYCA) organizaram o Campeonato Nacional de Duplas de Pesca Submarina, que foi realizado em duas jornadas, no fim-de-semana de 28 e 29 de Maio, em Albufeira.
O Algarve voltou a brindar, mais uma vez, uma prova de pesca submarina com condições de mar excelentes, pouco vento, visibilidades de 20 metros e uma temperatura a rondar os 22ºC, proporcionando variedade de capturas de grande qualidade. A prova foi realizada com o apoio de embarcação, cada jornada teve a duração de cinco horas e reuniu sete duplas, num total de catorze atletas, das quais, uma particular, uma do recentemente criado Clube CostaNorte, uma do Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines, duas do Clube Vela de Lagos e duas do Marina Yacht Clube de Albufeira.
A concentração foi em frente às instalações do clube da casa, na Marina de Albufeira, seguiu-se a reunião de delegados e a jornada teve início às 10h45, a zona de prova estendeu-se desde a praia de São Rafael até à ponta da praia da Senhora da Rocha. A água encontrava-se com muito pouca visibilidade nas zonas mais encostadas, mas nas mais por fora apresentava-se muito mais limpa.
Os atletas começaram por se distribuir bem por fora da extensa zona de prova, graças à excelente visibilidade da água e possibilitando recolher um diversificado conjunto de espécies: desde sargos, saimas, douradas, robalos, bodiões, tainhas, salemas, abróteas, limão, pampos, moreia, pargos mulatos, pargos sêmea e dourado.
A dupla vencedora da primeira jornada foi a do Pedro Silva/ Luís Prata, do Marina Yacht Clube de Albufeira - com 59.280 pontos, em segundo Carlos Lourenço/ Jody Lot, particular – com 45.680 pontos e em terceiro David Neves/ Miguel Santos, do Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines - com 37.665 pontos.
No Domingo, a jornada começou às 10h15, com alguma chuva no início que obrigou os timoneiros a vestirem os impermeáveis e os turistas a saírem das praias, mas pouco tempo depois, o céu abriu e o Sol voltou a aquecer aqueles que depois voltaram à praia. A água apresentava ainda melhor visibilidade, cerca de 20 metros, uma temperatura idêntica à do dia anterior e a zona de prova foi um pouco mais curta, desde o molhe Este da Marina de Albufeira, até à Praia de Olhos de Água.
As cotas de mergulho em apneia utilizadas pelos atletas foram um pouco mais acessíveis e todos desfrutaram das excelentes condições, a maioria optou por começar a prova na zona da “Baixa da Oura” e mais tarde passaram pelos spots um pouco mais por fora. O resultado também foi premiado com um diversificado número de capturas e espécies idênticas às de Sábado juntando-se também alguns safios.
Na segunda jornada as duas primeiras duplas mantiveram os lugares da anterior, embora a vencedora com um número menor de capturas, conseguiu 42.640 pontos contra os 41.930 pontos da segunda, em terceiro lugar ficou uma outra dupla da casa, constituída pelo Tiago Monteiro e José Martins – com 36.670 pontos.
Nas duas jornadas, para além dos muitos sargos e saimas capturadas, destaca-se um pargo dourado de 3,915kg, dois pargos sêmea de 6,195kg e 6,215kg cada, capturados por Pedro Silva e Luís Prata, bem como, um pargo sêmea de 3,820kg e um pargo dourado de 6,435kg, maior exemplar do campeonato, capturados por Miguel Santos e David Neves.
No Campeonato Nacional de Duplas deste ano, ficaram em primeiro lugar Pedro Silva/ Luís Prata, do Marina Yacht Clube de Albufeira - com 200%, em segundo Carlos Lourenço/ Jody Lot, particular – com 175,39% e em terceiro Tiago Monteiro/ José Martins, também do Marina Yacht Clube de Albufeira – com 139,09% de pontuação percentual.
Na classificação por clubes o vencedor foi o Marina Yacht Clube de Albufeira – com 339,09%, em segundo, o Grupo Desportivo e Cultural da Administração do Porto de Sines – com 124,74% e em terceiro, o Clube CostaNorte – com 123,34%, que recebeu o seu primeiro troféu.
A Marina de Albufeira acolheu as pesagens com uma assistência de diversas nacionalidades e diferentes idades, os prémios foram entregues pelo Representante da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Albufeira – Luís Modesto, pelo Presidente do MYCA – Carlos Urtigueira, pelo Director da Secção de Pesca Submarina do MYCA – Hugo Modesto, pelo Director de Prova Luís Veríssimo e pelo Delegado da FPAS – Lourenço Silveira.
Todos os atletas e timoneiros receberam uma t-shirt FPAS/TMN, a Associação Humanitária de Albufeira recebeu as capturas doadas nas duas jornadas e foram também endereçados agradecimentos à Marina de Albufeira; ANSA - Associação Nadadores Salvadores de Albufeira; MYCA; Câmara Municipal de Albufeira e a todos quantos directa ou indirectamente colaboraram na organização deste Campeonato.
RESULTADOS