17 maio, 2011

Resultados Troféu Dia da Marinha

CNOCA REALIZA III TROFÉU DE PESCA SUBMARINA DIA DA MARINHA

Imagem_092


O III Troféu de Pesca Submarina do Dia da Marinha, organizado pelo Clube Náutico de Cadetes e Oficiais da Armada (CNOCA) e com o apoio da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), teve lugar no Sábado, 14 de Maio de 2011, pelo segundo ano consecutivo, na Praia das Bicas – Meco, uma prova no formato de duplas à barbatana.

OS PREPARATIVOS

A semana que antecedeu o dia da prova foi afectada por um mar algo imprevisível, juntamente com a contribuição do windguru (vaga prevista com cerca de 2,4 a 3,2m), lançando alguma incerteza quanto à possibilidade de realização do evento na data prevista. Contudo, o apertado calendário de provas e a ajuda dos mais experientes a pescar no local, como por exemplo: o António Mourinha, o João Estrela e o Pedro Valente, assim como a forte vontade de todos os participantes em ir para a água, decidiu-se confirmar o troféu para o sábado.

Este ano, a prova contou com a presença de 10 duplas e a salientar a heterogeneidade dos atletas participantes. Nos inscritos houve quem se tinha iniciado há pouco com os primeiros mergulhos na pesca submarina, aos que pretendiam participar em provas, passando por aqueles cujo objectivo era fazer mais um dia de mar em competição e em boa companhia. Este facto foi sem dúvida aquele que fez, e faz, a diferença neste tipo de provas caracterizadas pelo convívio e troca de experiências entre os participantes, complementado com a oferta de alguns prémios.

O DIA DE PROVA

O mar estava com 0,5 a 0,75 m de ondulação, a visibilidade variava muito consoante a zona, mais encostado a Sul cerca de 1m, enquanto que por fora, depois dos primeiros 2m da superfície, ia até aos 7 ou 9m. O peixe é que enganou quase todos, previa-se muito mais pelo toque que o mar apresentava. Mesmo assim, o pargo da dupla Rodrigo Salvador/Jody Lot e o lírio da dupla Pedro Valente/João Estrela animaram bastante as pesagens, juntamente com as restantes capturas conseguidas: alguns sargos, saimas, abróteas, pampos, safios, algumas moreias, salemas, bodiões e um rascasso.

PÓS PROVA

Após as pesagens e embora a classificação oficial só fosse divulgada depois do almoço, não restavam muitas dúvidas sobre o 1º e 2º classificados. Contudo, algum peixe que foi à pesagem e não pontuou dificultou as previsões dos outros lugares da classificação. Durante o almoço, com os ajustes à ementa que foram necessários efectuar, houve tempo para discutir quem seria a 3ª dupla classificada, as capturas mais interessantes do dia, alguma bricolage e material utilizado, o peixe que alguns tinham visto nas semanas antes na zona de prova (as famosas corvinas), algumas “histórias de pescarias” e muita animação.

Após o almoço teve lugar a apresentação da classificação oficial (conforme tabela abaixo) e a entrega de prémios, com boa disposição e suspense, seguiu-se o sorteio de um fato da marca portuguesa “Congro”, alguns bonés “loja sub” e também 2 convites para o jantar de gala anual do CNOCA. No final, a boa disposição era mais do que muita e todos falavam em marcar presença no próximo ano e trazer mais uns amigos.

Estes e outros motivos traduzem-se num forte estimulo para continuar a organizar este troféu e começar a preparar já a próxima edição, bem como, num bom desafio para outras iniciativas idênticas que podem ser levadas a cabo por outros clubes, noutros pontos do país.

AGRADECIMENTOS

À Capitania do Porto de Setúbal na pessoa do seu comandante, CMG José Paulo Duarte Cantiga; à FPAS, visto a colaboração para o evento ter sido total e o desempenho e qualidade do mesmo ter sido extremo; à www.lojasub.pt, na pessoa do Gonçalo Mendão, que com o seu patrocínio trouxe mais ânimo ao evento.

Muito obrigado a todos,

O seccionista – CNOCA,

Hugo da Guia

Resultados