MATHIAS SANDECK VENCE CAMPEONATO REGIONAL SUL DE PESCA SUBMARINA 2011
A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e o Clube Vela de Lagos organizaram o Campeonato Regional Sul de Pesca Submarina, que foi realizado em duas jornadas, no fim-de-semana de 7 e 8 de Maio, em Lagos.
Esta prova, que fechou o ciclo de Campeonatos Regionais de Pesca Submarina deste ano, foi disputada à barbatana, cada jornada teve a duração de cinco horas e reuniu uma dúzia de atletas, dos quais, três individuais, um do Clube Naval de Peniche, quatro do Clube Subaquático da Caparica e quatro do Clube São João da Madeira Sub. De realçar a participação de uma atleta feminina do clube do norte.
A primeira jornada começou às 11h00, com saída na Praia de Porto de Mós, praticamente a meio da zona de prova, entre a Ponta da Piedade e a Rocha Negra da Luz, com a maré vazia, alguma ondulação e corrente de S/W, a água tinha melhor visibilidade um pouco mais por fora.
No Sábado, os atletas tiveram que dar bastante à barbatana para compensar a corrente e afastarem-se da zona mais a Este onde a água estava mais suja, não deixando explorar melhor as potencialidades do local definido para o primeiro dia. Merecedor de destaque o “sprint” final à barbatana e contra a corrente, do Mathias Sandeck que acabou por conseguir chegar à praia cerca de cinco minutos antes do término da jornada.
Mesmo assim, foram contabilizadas dez capturas válidas no total, ainda saíram alguns pampos, bodiões, douradas, uma saima, um sargo e uma tainha, destacando-se o enfião do Rodrigo Salvador com uma saima de 2,075 kg, duas douradas, um sargo e um pampo.
Os vencedores da primeira jornada foram: em primeiro lugar Rodrigo Salvador – com 11.705 pontos, em segundo Mathias Sandeck – com 7.635 pontos, ambos Individual e em terceiro Rui Patrão - com 2.205 pontos, do Clube Subaquático da Caparica.
A segunda jornada começou às 10h00, num dia com céu limpo, água com muito boa visibilidade e mar muito mais calmo. A saída teve lugar na praia da Batata, junto ao Clube Vela de Lagos e a prova decorreu desde o Molhe Oeste da Barra de Lagos à Ponta da Piedade, uma zona com muito tráfego de embarcações de passeio turístico, principalmente de visita a grutas.
Mesmo com excelentes condições de mar, o número de espécies levadas à balança foi menor que na jornada anterior, talvez pela quantidade de chocos de tamanho significativo que captaram e ocuparam a atenção de vários atletas. Contudo, para além de algumas tainhas, um sargo, uma saima e um safio, foram capturados dois serra e o enfião mais composto foi o do Mathias Sandeck com um Serra de 2,065 kg, uma saima, um sargo e três tainhas.
Os vencedores da segunda jornada foram: em primeiro lugar Mathias Sandeck – com 12.805 pontos, individual, em segundo Pedro Feliciano - com 3.595 pontos, do Clube Subaquático da Caparica e em terceiro Rodrigo Salvador – com 3.000 pontos, Individual.
O vencedor do Campeonato Regional Sul 2011 foi o Mathias Sandeck – com 165,23%, o segundo Rodrigo Salvador – com 125,63%, ambos Individual e o terceiro Pedro Feliciano - com 30,71%, do Clube Subaquático da Caparica.
Na classificação por clubes o vencedor foi o Clube Subaquático da Caparica e em segundo o Clube São João da Madeira Sub. O maior exemplar foi um serra com 2,095 kg, capturado pelo Pedro Feliciano, do Clube Subaquático da Caparica.
As pesagens e a entrega dos prémios decorreram nas instalações do Clube Vela de Lagos, num ambiente animado, com oferta de t-shirts FPAS/TMN a todos os participantes e de forma célere porque vários atletas tiveram que rumar a norte, nomeadamente, para a zona do Porto.
A FPAS seleccionará os atletas que participaram nos três Regionais para disputarem o Campeonato Nacional de Promoção e convocará os vencedores de cada um dos Regionais para representar a Selecção Nacional na prova internacional - Master Ibérico deste ano, na Póvoa de Varzim.
RESULTADOS