06 maio, 2011

Baptismo de Mergulho com Deficientes Motores

realsub

Iniciativa do Real Sociedade da Praça no âmbito da Semana da Terra


batmergdef0

Baptismo de mergulho com deficientes motores

Decorreu no passado dia 30 de Abril nas Piscinas interiores do Complexo Paulo Pinto, o primeiro baptismo de mergulho com deficientes motores de S. João da Madeira. Inserido no programa da Semana da Terra.

Esta actividade foi organizada pela secção de Mergulho do Real Sociedade da Praça (RSP). Esta iniciativa inédita em S. João da madeira envolveu duas pessoas com deficiências motoras: o Luís e o Paulo.

Numa primeira abordagem, o Luís, que está na Cerci e foi visitado pelo instrutor de mergulho no dia anterior, disse que não queria participar, mas mais tarde, o seu pai informou que ele devia ir e no dia lá estava ele. O Paulo, que é irmão de um sócio do Real, e que já mais que uma vez tinha aparecido nos baptismos, desde sempre se mostrou apreensivo e dizia mesmo que tinha medo de experimentar. Mas no sábado compareceram os dois determinados a experimentar.

Depois de um breve briefing onde lhe foi explicado a maneira de eles comunicarem com o instrutor, fomos para a água.

Segundo Sérgio Cabral, da secção de mergulho do RSP, os graves problemas de coordenação motora do Luís que poderiam dificultar os sinais que o mergulhador deve dar debaixo de água pareciam, à partida, um obstáculo, mas foram facilmente ultrapassados, com o jovem a viver esta experiência em pleno. “Enganei-me redondamente”, disse Sérgio Cabral quanto às dificuldades que previa, sublinhando que o Luís, “além de entrar num estado de alegria, comportou-se sempre como se não tivesse tantas limitações chegando mesmo ao fim e não querendo que acabasse”.

Já relativamente ao Paulo, o responsável do Real-Sub sabia que iria “gostar” e salienta que viu “no olhar dele” que “passou de nervoso e com algum receio”, a um “olhar de quem estava a usufruir da leveza de movimentos que lhe proporciona o mergulho, fazendo esquecer o peso morto que eles acarretam todos os dias”.

No final, todos os envolvidos nesta acção se manifestaram satisfeitos, tendo este baptismo terminado com a promessa de “repetir a experiência”. As actividades da secção de Mergulho do Real Sociedade da Praça podem ser acompanhadas através do Facebook do Real-Sub (em www.facebook.com/real-sub).

batmergdef1

batmergdef2